A Instituição

Hospital Evangélico é o 4º banco de pele humana do país

 Referência em atendimento a queimados o Hospital inaugura primeiro Banco de pele no Paraná

No último dia 1º o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba - HUEC inaugurou seu Banco de Pele Humana - BPH no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados. Estiveram presentes para cerimônia o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, representando o Ministro da saúde Alexandre Padilha, o diretor geral da Secretaria Estadual da Saúde, Rene José Moreira dos Santos, o diretor de unidades próprias da Secretaria Estadual da Saúde, Charles London e o secretário municipal de saúde, Adriano Massuda.

Este é o primeiro banco de pele do estado do Paraná e o 4° do país, e trará considerável benefício principalmente às crianças e adolescentes visto o grande número de vítimas de queimaduras. Em funcionamento desde 19 de junho, quando recebeu o credenciamento da instituição para dar início às atividades, o BPH já realizou sete captações de pele, e vem desempenhando seu papel de forma ativa aos que necessitam.

A solenidade teve inicio na capela do HUEC, onde o coordenador de implantação do Banco de Pele, Dr. José Eduardo Vianna, e o diretor técnico do Banco de Pele, Dr. Luiz Henrique Calomeno, foram homenageados por sua equipe. Após todos se dirigiram ao Setor de Cirurgia Plástica e Queimados para inaugurar oficialmente o Banco de Pele Humana.

O presidente da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, Presbítero João Jaime Nunes Ferreira, agradeceu a presença de todos e explicou sobre a importância do Banco de Pele para a instituição no tratamento de seus pacientes. “Estamos felizes em poder ajudar não apenas pacientes da nossa instituição, mas também de todo o Brasil”, elucida.

Dr. José Eduardo Vianna, ilustrou que sua emoção era como de um filho que acabava de nascer. “Fomos galgando degraus e trabalhando para que tudo ficasse dentro das normas. O banco de pele vai ser o diferencial no tratamento de queimados graves e é uma grande conquista para população”, comenta.

O secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, parabenizou o Hospital e destacou o Evangélico como um dos maiores hospitais filantrópicos do Brasil e sabe das dificuldades que as entidades de saúde beneficentes estão passando em todo o país. “Uma conquista deste tamanho, a realização de um sonho, em um momento de dificuldade revela uma instituição extraordinária. Estamos colocando a equipe do setor de queimados deste hospital, que é referência na área, para integrar a comissão de planejamento que estamos montando junto ao estado do Paraná na chamada Rede Urgência e Emergência”, afirma.

O diretor geral da Secretaria Estadual da Saúde, Rene José Moreira dos Santos, reafirmou a parceria com o Hospital através do HospSUS entregando uma ambulância para auxiliar no deslocamento de pacientes e auxiliar na melhoria do atendimento.

Massuda parabenizou a equipe de Vianna, que também conta com o Dr. Luiz Henrique Calomeno, Dr. Marcelus Nigro e as enfermeiras Cynthia Veiga e Maristela Baeshtold.  O secretário municipal de saúde enfatizou a importância do Evangélico para o Sistema Único de Saúde (SUS) e ficou feliz em saber que o local já está em funcionamento e desempenhando um ótimo trabalho.