A Instituição

Mês da Humanização no HUEC lança projeto Cão Amigo

 

O Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba lança, no Mês de Humanização, projeto Cão Amigo, que desenvolveu e implantou na própria instituição.

A ação ocorre em parceria com a ONG Instituto Cão Amigo & Cia, e tem por objetivo estimular, através do contato com cães e gatos na Terapia Assistida por Animais (TAA), a socialização entre pacientes, familiares e profissionais da saúde, proporcionando experiência diferenciada no ambiente hospitalar.

Há três meses o GTH iniciou o trabalho e desde então, todas as quartas-feiras à noite, são realizados encontros entre os animais e pacientes da Pediatria. O sucesso do projeto é descrito pelos pais das crianças internadas, psicólogas, enfermeiras e médicos, que relatam a repercussão de um dia como este na evolução dos tratamentos.

“São muitos os benefícios que os animais proporcionam. É um momento de relaxamento que envolve pacientes internados, pais acompanhantes e equipe de saúde, fazendo com que interajam de maneira natural. O contato com o cão desvia atenção do processo de internamento, diminui a ansiedade e aumenta o alivio da dor”, explica a psicóloga do hospital, Priscila Oliveira que acompanha o projeto.

Carolina Pacholok Matsukura, mãe de uma paciente de quatro anos, conta que sabia do projeto e estava curiosa para ver como funcionava. “Fiquei muito feliz em ver a reação da minha filha. Ela estava agitada e chorando. Quando a cachorrinha entrou no quarto ela começou a fazer carinho na patinha dela e logo acalmou e adormeceu” relata.

O Projeto Cão Amigo baseia-se em Terapia Assistida por Animais aplicados em hospitais da Europa, Canadá e Estados Unidos, há poucos anos introduzido no Brasil com grande êxito.

Antes de entrar no hospital os cães e gatos passam por uma rigorosa inspeção de higiene, conforme normas do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Os animais também realizam exames periódicos de saúde, além dos procedimentos normais de vermifugação.