A Instituição

SETOR DE NUTRIÇÃO DO HUEC É DESTAQUE EM CONGRESSO BRASILEIRO

 
Setor de Nutrição do HUEC é destaque em Congresso Brasileiro.
 

Pesquisas apresentadas em encontro nacional avaliaram tratamentos que impactam positivamente na saúde dos pacientes

Três trabalhos de pesquisa realizados por profissionais do setor de nutrição do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) foram destaque no Congresso Brasileiro de Nutrição Enteral e Parenteral, realizado em Salvador (BA), no mês de novembro.
Os trabalhos abordaram temas que impactam na saúde de pacientes, como o tratamento da obesidade, os benefícios da cirurgia bariátrica e eficácia da terapia nutricional enteral precoce em pacientes com grandes áreas queimadas.

 

Pesquisa 1

 

Uma das pesquisas verificou o impacto da redução do IMC (Índice de Massa Corporal) e CA (Circunferência Abdominal) na alteração dos colesteróis HDL e LDL em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, acompanhados no Ambulatório de Nutrição e Obesidade do HUEC.
A pesquisa constatou que houve aumento de HDL (considerado o bom colesterol) quando verificada a redução de IMC e CA. Vinte e sete pacientes participaram da pesquisa (93,9% mulheres e 6,1% homens). No entanto, quando se relacionou o IMC e a CA com o LDL verificou-se que a relação entre eles não foi significativa, podendo estar associado ao tamanho reduzido da amostra.

 

Pesquisa 2

 

O outro trabalho apresentado no Congresso procurou verificar se a redução do índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal (CA) favoreceu o comportamento da glicemia e do percentual de hemoglobina glicada (% HB glicada) do mesmo grupo de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica e acompanhados no ambulatório de nutrição e obesidade. Os resultados foram positivos. Em síntese, as variáveis analisadas demonstraram forte correlação positiva entre redução do IMC e CA com a diminuição da glicemia e da HB glicada. O controle da taxa de glicemia no sangue, por exemplo, dificulta o aparecimento da diabetes. Após a cirurgia bariátrica, muitos pacientes melhoram o perfil glicêmico e muitos até deixaram de apresentar diabetes.

 

Pesquisa 3

 

O objetivo do estudo sobre a paciente que sofreu queimaduras foi mostrar a eficácia da terapia nutricional precoce quanto à minimização dos efeitos catabólicos, auxilio na cicatrização, redução nas intervenções cirúrgicas e o tempo de permanência hospitalar. A pesquisa confirmou que a terapia nutricional é peça fundamental nos cuidados dispensados ao paciente crítico, com melhora direta na sua evolução clínica.

 

 

#Curta nossa página no Facebook "Hospital Evangélico Vida Nova"